Altura
Hoje em dia, na utilização habitual habitual de concerto, usa-se uma altura padrão, definida como Lá = 440 ciclos por segundo (ou Hz). Nem sempre houve uma altura padrão. As mais antigas instruções para a afinação de um cravo sugere que se determine a nota inicial como bem se desejar; e até mesmo recentemente, no início do século XIX, os sopros de madeira costumavam ser equipados com articulações intercambiáveis para acomodar diferentes níveis de altura. Os indícios de que dispomos, entre c.1500 e c.1800, em geral através de órgão, pitchpipes, ou garfos de afinação, ou ainda fontes escritas, apresentam uma variação na altura do lá, situada entre os atuais Fá sustenido e Dó. A altura para a interpretação de óperas em Paris, na época de Lully (c.1675), era Lá = c.410; esta era também a altura grave de câmara ("Cammer-Ton") de J.S. Bach. A altura para órgão, de Bach, ("Chor-Ton"), em Leipzig e Weimar, no entanto, era Lá = c.480. os níveis de altura entre c.415 e c.430 eram muito utilizados: um garfo de afinação associado a Haendel mostra lá = 422,5, e esta é a altura aproximada das orquestras francesas em torno de 1700, bem como a "altura aguda de câmara" de J.S. Bach. Era essa também a altura usada pela Sociedade Filarmônica de Londres, em 1813. Em Viena a altura era, na época, Lá = 435. Essa altura subiu, durante o século XIX, como resultado das pressões oriundas do número sempre crescente das apresentações públicas, em salas sempre maiores, que levaram a um esforço para a obtenção de efeitos mais brilhantes. Nos anos 1850, a altura era de 449 na Ópera de Paris, e de 451 no La Scala de Milão. Esse aumento preocupou particularmente os cantores, uma vez que a altura maior exigia cada vez mais de suas vozes. Em 1859 foi estabelecido na França um padrão de Lá = 435. (SADIE, 1994, Altura)

Diz-se que são de altura indefinida os sons produzidos por instrumentos como os pratos ou um bombo. A altura é determinada por aquilo que o ouvido capta como sendo a frequência de onda mais fundamental do som. (SADIE, 1994, Altura)

O atual padrão de Lá = 440 Hz foi estabelecido em 1953 pela Organização Internacional de Padronização (International Standards Organization - ISO). A maioria dos intérpretes que utilizam instrumentos de época adota uma altura mais baixa, geralmente de c.430 para a música do período clássico e 415 para a música barroca.

Embora a frequência seja o fator mais importante que determina a sensação de altura, existem outros fatores a considerar (Houtsma et al., 1987): intensidade, espectro, duração, envolvente e presença de outros sons. (HENRIQUE, 2003, p. 862)

A Altura é o parâmetro de um som que determina sua posição na escala.

REFERÊNCIAS
HENRIQUE, Luis L. Acústica musical. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. 1130 p.

SADIE, S. Dicionário Grove de Música. Tradução de Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro : Zahar, 1994. 1060 p.

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